A Armadura de Deus

Paulo, o grande exortador, e apóstolo, foi utilizado pelo Senhor Santo Espírito, para escrever dois terços do Novo Testamento, com Alertas Tremendos para o corpo de Cristo.

- Hoje ao ler-mos o contexto de Efésios 6:10-18, vamos encontrar um Aviso solene, dos Perigos que corre o homem de Deus, se não se proteger.

- O ensino de Paulo, na época, relatava-nos como é importante, para defesa pessoal, a protecção da armadura de Deus, quer na área física, quer na área espiritual.

- Não há batalha para quem está morto, e jaz na sepultura como também, quem está fisicamente morto, não pode participar em batalhas físicas; de igual modo, quem estiver espiritualmente morto, não participa de batalhas espirituais, porque permanece, na sepultura do pecado e da iniquidade.

- O alerta bíblico, afirma que os incrédulos, estão mortos nos seus pecados e transgressões (Efésios 2:1). A esperança é, que, quando os mortos espirituais ouvem o evangelho de Cristo, o Espírito Santo de Deus, vai convencê-los, levando-os a aceitar, Jesus Cristo como Senhor e Salvador pessoal, a fim de receberem a vida de Deus e ressurgirem espiritualmente.

- Efésios 2:5, relata a experiência: "estando nós ainda mortos nos nossos delitos, Deus vivificou-nos juntamente com Cristo (pela graça somos salvos)".

- Quando uma pessoa ressurge espiritualmente, não só percebe a realidade de Deus, mas fica consciente da presença do maligno, que vem para roubar, matar e destruir.

- Tome nota, o diabo utiliza todo o tipo de ciladas astuciosas a fim de prejudicar a caminhada do crente, ou bloquear a estrada que conduz ao céu. É por essa razão, que devemos revestir-nos de toda a armadura de Deus, como vem descrito em Efésios 6:10-18.

Vamos agora observar as seis partes que compõem a armadura do crente


Primeira:
Os lombos cingidos com a verdade.

- Os lombos são a região do corpo onde se concentra a força. Se houver algum ferimento nessa região não teremos força para transportar o que quer, que seja.

- A nossa fé em Jesus Cristo constitui, os nossos lombos, a nossa coluna dorsal espiritual, pois Jesus Cristo é a verdade. Devemos revestir os nossos lombos espirituais com a verdade (a palavra de Deus), para nos tornar-mos imbatíveis e invencíveis.

Segunda:
A couraça da justiça.

- Ela é o colete á prova de balas.

- A couraça é para o peito, ela significa protecção, é a consciência do cristão

- Quando a consciência, sofre por causa da condenação do pecado, ela torna-se vulnerável, e á mercê do fio da espada do diabo, chamada acusação.

A partir do momento em que o seu coração é acusado pelo diabo, o crente perde o seu poder de testemunho e de pregar o evangelho de Cristo, ao povo.

Cuidado, porque, o crente, deixa também de ter poder diante de Deus, na sua vida pessoal de oração.

- A protecção da couraça da justiça, faz que nossa fé seja inabalável e inflexível no sangue de Cristo. (Rom.5:9).

- A espada do diabo, a acusação, despedaçar-se-á, ao bater na couraça da justiça, que adquirimos com o Sangue de Jesus Cristo.

- Muitos crentes vêm á igreja ano após ano, mas ainda estão sofrendo do sentimento de culpa, de condenação, porque não exercem sua fé no Sangue de Jesus Cristo.

- Rectidão, ou justiça, significa que o crente está livre de condenação, e pode comparecer diante do Trono de Deus, (II coríntios 5:21 - fomos feitos justiça divina).

Terceira:
Pés calçados na preparação do evangelho da paz.

- Quem quer que seja, que caminhe descalço, sobre vidros ou pedras pontiagudas vai ferir-se. A vida sem Cristo é assim. O diabo observa os pontos mais sensíveis do homem a fim de o ferir. O objectivo do inimigo é causar feridas no homem, por experiências desagradáveis que o magoem, a fim de o arrastar para as profundezas da depressão.

- Afinal o que é a preparação do evangelho da paz? São as mais de 32.500 promessas que Deus preparou, para o capacitarem para a vitória.

- A partir do momento que o crente coloca a sua fé nas promessas de Deus, os seus pés, ficam calçados, protegidos, para o crente viver uma vida cristã vitoriosa, cheia de paz e certeza, em sua alma.

- Deus o Pai preparou tudo para seus filhos. Diz a Bíblia que seu nome é Jeová-Jiré, que significa "O Deus que provê"


Quarta:
Tomemos o escudo da fé.

- A função do diabo, é desmotivar-nos, e afligir-nos, ele atira seus dardos inflamados, contra os nossos, cinco sentidos, contra o nosso raciocínio e as nossas experiências, com o fim de gerar intranquilidade, medo e dúvida. Precisamos, firmar-nos na Palavra de Deus, e declará-la ao diabo. A nossa declaração de fé na palavra de Deus coloca-o á distancia, ela a palavra, é o nosso escudo.

Quinta:
O capacete da salvação.

- O que é o capacete da salvação? É a parte do equipamento de um soldado que protege a cabeça.

- Com o capacete da salvação, devemos proteger os nossos pensamentos da impiedade e das influências mentais negativas, que surgem revestidas de maldições, vindas da parte de satanás. Lembre-se, nós fomos libertos dessa maldição, não apenas espiritualmente, mas em todo o nosso ser. Portanto não vamos permitir que o diabo toque na nossa mente, a qual tem sido liberta e renovada pelo Evangelho de Cristo.

- Quando lemos a carta de III João versículo 2, concluímos que Deus deseja, que o irmão prospere na sua vida espiritual, e que tenha saúde. Á medida que o irmão prospera na sua vida espiritual, em Cristo, Deus quer que o crente, desfrute também de prosperidade no emprego, ou negócio, e nos demais aspectos da sua vida.

- Não aceite o modo de pensar antigo, baseado em maldições e derrotas. Tome desde já o capacete da salvação e renove o seu modo de pensar mediante a palavra de Deus, que nos traz libertação.


Sexta:
A espada do espírito.

A Palavra de Deus é a espada, é uma arma ofensiva, para o ataque, e com ela conquistamos pessoas e o mundo todo.

- A nossa única arma a palavra de Deus é eterna.

- Ninguém consegue discutir com o diabo, ou endemoninhado, porque ele é mais esperto e ardiloso que você. Todavia, se o crente empunha a palavra de Deus, a espada do espírito, e ataca com ela satanás, todos os caminhos perversos do diabo ficam expostos.

As armadilhas do diabo não conseguem prevalecer diante da palavra de Deus; é por isso que Jesus Cristo sempre usava a palavra de Deus, a espada do Espírito, para atacar satanás. Em cada confronto ele mencionava a Bíblia: "está escrito". Quando o Senhor Jesus, pronunciava essas palavras, o diabo fugiu. Satanás não consegue enfrentar a espada do espírito - A Palavra de Deus.

- A batalha contra as forças do mal, não nos compete a nós crentes travá-la, porque Cristo já a venceu por nós há mais de 2000 anos, na cruz do calvário.

- Veja se compreende: Colossenses 2:15, afirma "E tendo desposado os principados e as potestades os expôs publicamente ao desprezo, e deles triunfou na cruz."

- Como pode observar, o que aconteceu, Satanás tomou posse do homem, e o acorrentou, por causa do pecado, mas veio Cristo e redimiu-nos.

- Legalmente, o diabo já não tem direito, nem poder, nem autoridade, para nos conduzir ao cativeiro. Ele sempre será, para os crentes um inimigo vencido, mas vai tentar usar contra nós as suas artimanhas. Devemos afastá-lo, mediante o uso de toda a armadura de Deus.

A bíblia recomenda-nos que resistamos, firmes, porém não nos manda avançar, visto que, mediante Jesus Cristo, já obtivemos a vitória.

Fique firme na vitória obtida por Cristo.

Um alerta para todo crente

- Em o nome de Jesus, satanás será denunciado e destruído.

Nada tem poder para resistir ao diabo: nem a teologia liberal, nem o conhecimento, nem a filosofia, nem a sabedoria, nada tem poder contra ele, só a nossa fé no Senhor Jesus Cristo o vencerá.

- A bíblia aconselha a orar sem cessar. Os cristãos primitivos oravam e jejuavam, mas os cristãos modernos envolvem-se na preguiça.

- Para assegurar a sua vitória sobre satanás deve orar e jejuar, a fim de se fortalecer.

Para concluir:

As seis peças da armadura de Deus são para si, faça o uso de cada uma delas, e ajude o corpo de Cristo a desembaraçar-se do diabo.

Procure resgatar pessoas, seja ousado, livre-as das garras do pecado, nas quais se encontram sepultadas.

Nota final:

Uma vida de fracassos, jamais trás glória a Deus, e ao Senhor Jesus Cristo. Disponha de toda a armadura de Deus e vença cada batalha, em cada dia. O sucesso e a vitória estão já á sua espera.


O Pastor
Carlos Pereira