A tua Atitude, na Batalha Espiritual Diária

Introdução 

A questão que colocamos constantemente, é que, se o crente já é uma nova criatura (II coríntios 5:17) como é possível, que alguns crentes, sejam ainda, dominados, oprimidos, por demónios, que com eles coexistem (convivem e oprimem). 

Conceito do que é espiritual - (Tempo e espaço, são da terceira dimensão)

Como seres humanos, vivendo num mundo do físico, dentro do Tempo e do Espaço, sendo que, para conhecermos a realidade da Esfera Espiritual, quando nos encontramos lendo a palavra de Deus, só pela acção actuante do Espírito Santo, é que conseguimos ter o correcto entendimento dos conceitos espirituais, pois eles fogem á lógica humana.

  • A esfera Espiritual, está fora do tempo. Portanto, quando a expressão bíblica, exprime uma acção espiritual, ela não se relaciona com o tempo do mundo físico. 
  • Para melhor equacionar o raciocínio, apresento o exemplo de Isaías 53:4,5, que diz: "Jesus levou sobre ele as nossas dores e enfermidades" Antes do acontecimento, é nos dado a conhecer, o que na Quarta Dimensão (A do Espírito) já existia, e ia tornar-se real.

Por outras palavras, quando recebeste o Senhor Jesus Cristo, como Senhor e Salvador, foste recreado no Espírito (Deus mudou o teu Espírito), mas a tua alma e o teu corpo, têm que ser, salvos diariamente, conforme podem observar em Filipenses 2:12 e Romanos 12:2. 

Tudo no mundo do Espírito foi recreado (em nós), nascemos de novo, mas só o Homem Espiritual. O Homem natural continua connosco, com as expressões e atitudes do passado, é por isso que vivemos, como tendo dupla personalidade. - A carnal ou a natural, e a Espiritual.

  • Como filhos de Deus, temos de aprender a conciliar esta dupla personalidade, que será combatida até á exaustão (Controlada com a palavra de Deus), a fim de crucificamos ou refrearmos a nossa natureza, conforme Gálatas 5:16 a 24. 
  • Compreenda, o crente no passado, tinha uma vida activa debaixo da influência de demónios, a sua alma estava devassada, e precisa de libertação (Cura Interior), a fim de que, não continue a ser táxi das maldições, e haja em si paz, equilíbrio em todo o seu ser.

Como vive o crente hoje? Que atitude?

I João 3:8 - Diz: " Jesus se manifestou para desfazer as obras do diabo"

João 10:10 - Diz: "... Jesus veio, para nos dar, vida e vida com abundância"

João 14:27 - Diz " ... Deixa-vos a minha paz..."

A realidade dos crentes, tem de reflectir, uma vida, com abundância, com paz. Se porventura ela reflecte uma vida influenciada com acções de satanás - É porque algo esta errado.

  • Se os crentes ainda têm problemas: financeiros, saúde, separações conjugais, insónias, falta de concentração na leitura da palavra de Deus, etc. Como avaliza tudo isso? 

É porque eles não se apropriaram do que Jesus Cristo conquistou na cruz. E pior do que isso, pensam que o maligno, não os pode atingir. 

  • Muita atenção, os demónios, só estão impedidos de atingir o homem Espiritual. - "Aqueles que nascem de novo (de Deus)"

" I João 5:18, ou seja como afirmei o novo homem Espiritual." 

Mas o homem natural (composto de alma e corpo), ele pode ser atingido, pela vivência desregrada do homem em desobediência.

  • É por isso que em I Pedro 5:8 se afirma: "sede sóbrio, o vosso adversário, anda ao derredor, como leão que ruge, procurando alguém, para devorar".
  • Assim, está bem patente aos nossos olhos, que Pedro tem o cuidado de nos alertar para as consequências da desobediência.
  • Paulo também afirma: "... nem deis lugar ao diabo (Efésios 4:27)"
    O alerta está dado, muitos crentes, não conseguem viver hoje, uma vida de abundância, porque ainda estão amarrados, a pactos do passado (familiares ou pessoais) com Satanás. 
  • É por isso que precisam de libertação Espiritual, e de cura interior, quebrando as maldições, para que acabem as manifestações de demónios, na vida deles, os quais só serão expulsos, através, de ministrar libertação, por Pastor, ou credenciado. 

Satanás e seus demónios, actuam com os direitos legais 

Todas as maldições são decorrentes do pecado, as portas foram abertas e a presença de Deus ausentou-se (A Protecção).

  • Deuteronômio 28:15 em diante, mostra que o pecado tem de ser punido, e o agente do mal é satanás. Podem ainda serem observados os seguintes contextos: "Salmo 107:17; lamentações de Jeremias 5:7 e Jó 5:14". 

Deus permitiu a satanás, no caso especial de Jó, um homem recto diante de Deus, para Deus ser glorificado, aquando da atitude de reacção da mulher de Jó (Jó 2:9-10) que questiona: "porque é que não amaldiçoas a Deus e morres" - resposta de Jó: falas como uma louca Jó 2:9:10.

  • Todo o pecado constitui, uma brecha no muro da nossa vida, que dá oportunidade ao diabo de nos penalizar, no nosso homem natural. Que há a fazer?

Como agir diante do pecado? Que atitude?

Na primeira carta de João 1:8,9, somos confrontados com o pecado e com atitude de arrependimento: "Se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos nos enganamos, e a verdades não esta em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda a injustiça."

Confessar o quê? Se já nascemos de novo?

Confessar os actos, que têm contribuído para que o nosso homem natural não seja livre, da sua penalidade, a fim de não ser afectada a nossa vida física e mental.

Eclesiastes 9:8 diz: Para mantermos as nossas vestes alvas e estarmos cheios do Espírito Santo, (nunca falte óleo sobre a tua cabeça).

É oportuno levar perante o Senhor, diariamente as nossas falhas, todas as que venham á nossa mente, que sejam reveladas através, do Senhor Santo Espírito.

É importante que levemos perante Deus, todos os pecados, para que sejam cancelados todos os direitos de satanas; e também expulsar da nossa vida, qualquer Espírito maligno, que tenha obtido o direito de agir, em função daqueles pecados.

Como agir diante de satanás e seus acólitos

Tiago 4:7 - Nos impulsiona, a agir legalmente, contra os ataques de satanás. Se tivermos totalmente debaixo da vontade de Deus (pecados confessados) a andar nos carris, ele fugirá de nós.

Jesus afirma, em Marcos 16:17 "Em meu nome (Jesus) expulsarão demónios".

  • Todo o homem de Deus (o intercessor) o crente, terá todo o direito e autoridade, se não tiver brechas, para que não seja molestado e fique penalizado, veja Mateus 12:43-45, e o seu estado, venha a piorar.
  • É preciso resistir a todo o engano de satanás em nossa vida, não aceitando nada que não passe pelo crivo das escrituras (Efésios 4:29-32).

Não julgue os outros, abençoe sempre!

Pode concluir

A sua vida, vai dar uma volta de 360 graus, para manter a sua casa limpa (o seu interior) com pureza e santidade.

Lembro I Tessalonicenses 5:23: " O mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e o vosso Espírito e Alma e Corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda do Senhor Jesus Cristo."

  • Amados, a Igreja, é a noiva do Cordeiro, ela tem que preparar-se para a vinda do Senhor.

A função da Igreja é ministrar a cada crente a sua purificação e libertação, a cura das enfermidades físicas e as feridas da alma.

  • Temos que viver em constante oração (I Tess 5:17), com acções de graças, enfrentando a cada dia os nossos verdadeiros inimigos, e usando toda armadura de Deus, conforme Efésios 6:10-18.
  • Vivamos também dando Glória a Deus (Filipenses 4:20) porque Jesus Cristo, riscou, o escrito da divida que havia contra nós nas suas ordenanças, o qual nos era contrário, removeu-o do meio de nós, cravando-o na cruz; e tendo despojado os principados e potestades, os exibiu publicamente e deles triunfou na mesma cruz. (Colossenses 2:14,15)

Nota Final:

Meu irmão, o alerta foi dado, compete-lhe a si, voltar-se para Deus, reconciliar-se com Ele, Deus fortaleça a sua Fé, com a devoção matinal, da comunhão diária com Deus.

O Pastor
Carlos Pereira