Saia de Gilgal

II Reis 2: 1-11

Precisamos de descobrir e assumir a nossa nova identidade

Estamos em aliança com Deus - Não somos "amigos", mas somos filhos de Deus. (II Coríntios 5:17 - João 1:12). Não devemos usar somente o seu nome, devemos tornar-nos parte dominante (II Pedro 1:4). Somos participantes da natureza divina.

No dia em que recebeu Jesus, o irmão tornou-se filho de Deus, e a unção veio habitar sobre si.

I Coríntios 2:1-16 (O homem que está em Deus, não olha para as circunstancias, do ponto de vista da carne, mas ele olha no mundo espiritual e vê que não há nada maior que Deus (A experiência de Davi- Frente a Golias I Samuel 17:41-49).

I João 2:20 - fonte de toda a sabedoria está dentro de si

  • O Espírito de Deus conhece as coisas de Deus
  • O seu espírito o conhece a si
  • Quando o irmão foi recriado o Espírito de Deus veio habitar no seu espírito.
  • João 16: 13,14 - O Espírito de Deus recebe a mensagem, transmite ao seu espírito, que por sua vez informa a sua mente. O irmão abre a sua boca e fala, ou fica a saber, o que veio directamente do trono de Deus.
  • Todo o nascido de Deus tem esta função, e por isso pode conhecer as coisas de Deus.
  • O problema está, em que alguns têm a dificuldade em se libertarem da velha identidade, e assumirem a nova identidade.
  • A unção vem sobre nós, para nos moldar, para formar em nós a nova identidade, para que possamos realizar a missão que Deus nos deu aqui na terra.

NOTA: O tempo que o espírito de Deus leva para fazer isto, depende da nossa atitude, para com a unção que está sobre nós.

  • Entre cada promessa de Deus e o seu cumprimento, existe um deserto, e o tempo que você passa no deserto, dependa da sua atitude.
  • Israel foi retido no deserto, por 40 anos, porque falharam em assumir, a sua nova identidade.
  • Saul e Davi, ambos foram ungidos para serem reis, mas Saul perdeu o seu reino. Porquê? Por causa da sua atitude em relação a unção que estava sobre ele.

Assuma a sua parte na unção

(I Reis 19: 19) A unção era para separar alguém para três ofícios.

  • Eliseu - Não foi logo profeta;
  • David - Não foi logo rei;
  • Moisés - Não libertou logo o povo;
  • Paulo - Viu a Jesus - Depois foi 3 anos para a Arábia
    - Depois mais 14 anos para a Síria
    - Só depois de uma revelação, começou o seu ministério.

Deus estava a formar dentro deles uma nova identidade, preparando-os para realizarem a sua missão.

Deus tem um plano, para cada um de nós - mas antes que Deus possa realizar a obra para a qual o chamou - uma nova identidade, tem de ser formada dentro de si.

O tempo que o Espírito Santo de Deus, leva a fazer isto, depende da sua atitude.

  • O toque de Elias não transformou Eliseu, ele era lavrador, esta era a sua identidade. Tudo o que Eliseu via à sua frente era campo e gado.
  • Eliseu era lavrador mas para realizar a obra de profeta uma nova identidade precisava de ser formada dentro dele.
  • Elias lançou a sua capa, agora tudo depende de Eliseu, ele, destruiu os instrumentos da velha identidade, tudo o que o ligava, ao passado.

O que fazer.

  • Se você quer crescer na unção e servir a Deus, então tem de sair do mundo dos sentidos - da carne e da mente.E entrar no mundo do espírito: começar a viver no mundo espírito, começar a viver na dimensão do espírito e não na mente = Que só entende o que vê, o que sente, o que é aparente aos seus olhos.
  • Você determina no seu coração, servir a Deus ou ficar pelo caminho.
  • Não transporte para dentro da Igreja os seus traumas e complexos do passado. Você é outra pessoa, tem uma nova identidade. (II Corintios 5: 17)
  • Eliseu seguia o profeta Elias, mas pouco a pouco, ele foi-se identificando com o profeta. E no fim Eliseu acabou por se tornar naquele a quem seguia.
  • Você começou a seguir a Jesus um dia, mas a chamada não é só para seguir a Jesus, mas para tornar como ele é.
  • Deixar que a sua identidade, que o seu carácter se forme dentro de si.
  • Eliseu começou com a atitude certa, ele servia o profeta Elias.

As provações Vieram (II Reis 2: 1,2)

  • Gilgal - Lugar da aliança, onde o povo foi circuncidado, o corte da aliança com Deus.
  • A chamada é para continuar até à plenitude, e não para ficar parado. Este é apenas o começo e não a totalidade, muitos ficam em Gilgal, e pensam que já sabem tudo, já chegaram, e causam graves prejuízos à Igreja do Senhor Deus.

Betel (II Reis 2: 34)

  • Betel = lugar da experiência pessoal com Deus (Génesis 28: 20)
  • Jacób só conhecia o Deus de Abraão, e de Isaque seu Pai. Mas aqui ele conhece o seu Deus também.
  • A tendência é ficar com as experiências dos outros e desejá-las para nós. Mas Betel é o lugar da sua experiência pessoal com Deus.
  • Se quer ter a unção de A, B, ou C, vá a Betel e conheça a Deus pessoalmente.
  • Esta é a experiência do Baptismo no Espírito Santo

Jericó (II Reis 2: 2-4)

  • Jericó = Lugar alto e mal cheiroso
  • Lugar de maldição, que precisa ser vencido, porque está dentro da Terra da promessa.
  • Há os inimigos exteriores, e há os inimigos interiores, e Jericó é um inimigo interior, que precisa de ser derrotado.
  • Quando nascemos de novo, no nosso espírito, não na nossa mente ou no nosso corpo. Há muralhas que precisam ser derrubadas.
  • Há áreas, lugares na nossa mente, emoções, na nossa personalidade, que são mal cheirosos e precisam de ser derrotados, conquistados, passo a passo. Porque impedem o mover do Espírito Santo de Deus em nós.
  • Há lugares na nossa mente, no nosso corpo, nas nossas emoções.
  • Que não foram conquistados ainda.
  • Nós temos que cercar estas fortalezas e fazê-las cair. Para que a unção de Deus se possa manifestar através de nós aqui na terra.
  • Este é o propósito da unção, que vem sobre nós, formar dentro de nós, uma nova identidade, para fazermos a obra de Deus, que ele, para nós tem reservado aqui na Terra.
  • Josué 1:3 - A Terra da promessa é nossa, mas tem de ser conquistada = por fora e por dentro. A terra da mente, emoções, da vontade, da carne.
  • Para que tudo seja restaurado pelo Espírito de Deus.
  • Não fuja de Jericó, enfrente-a, derrube as suas muralhas.
  • Moisés tinha muralhas na sua personalidade, ele era violento. Para livrar o irmão, matou o egípcio.
  • Muitos não conseguem descobrir a sua nova identidade, porque vivem presos à identidade do passado. Porque não passam tempo, com a palavra de Deus, renovando a sua mente.
  • Josué 6:10 - grande silêncio, enquanto Deus, está a formar dentro de si a nova identidade.

EXEMPLO: João Baptista - Não soube esperar.

Descer ao Jordão (II Reis 2:6)

  • Descer ao Jordão = Lugar de Humilhação
  • Eliseu, passa o Jordão, do lado de cá, ficaram os filhos dos profetas.
  • A passagem do Jordão, é figura de morrermos para nós mesmos (Gálatas 2: 20)
  • "Pede-me o que quiseres". Deus só diz isto, quando estivermos prontos.
  • "Dura coisa pedis-te" Não depende de mim. Depende de ti, "se tu vires" terás "se tu não vires" não terás. Porquê? Porque um profeta é aquele que vê no mundo do espírito. Se tu vires, não estarás só a seguir um profeta, tu já te tornas-te profeta.
  • Eliseu viu. Rasgou as suas vestes, deitou-as fora, e ficou com o manto do profeta Elias.
  • II Reis 2:14-15 - O povo verá, que a unção de Deus, repousa sobre si.

Agora cabe a si, orar para destruição da Jericó, nas suas emoções, vontade, na sua carne. Fique firme "porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo." (I João 4 : 4)

O Pastor
Carlos Pereira