O poder abençoador das palavras 

Após a ressurreição do Senhor Jesus, chegada, pois, a tarde naquele dia, o primeiro da semana, e estando os discípulos reunidos com as portas cerradas, por medo dos Judeus, chegou Jesus, pôs-se no meio e disse-lhes:

" Paz seja convosco".

Que saudação! Que palavras abençoadoras!

O evangelho de Lucas regista, que após o aparecimento do Senhor Jesus, aos dois discípulos, que iam a caminho de Emaús (Lucas 24: 13 a 35), que eles o constrangeram, dizendo: Fica connosco; Porque é tarde, e já declinou o dia. E entrou para ficar com eles. Estando com eles à mesa, tomou o pão e o abençou; e partindo-o dava-lho.

- Abriram-se-lhes então os olhos, e o reconheceram; nisto Ele desapareceu de diante deles.

- Disseram um para o outro: Porventura não se nos abrasava o coração, quando pelo caminho nos falava, e quando nos abria as escrituras?

- As palavras de Jesus são abençoadoras, e durante o seu Ministério, foram anotadas, as palavras da confissão de Pedro; ... Senhor para quem iremos nós? Tu tens palavras de vida eterna.

Palavras

Deus criou o mundo com palavras - Hebreus 11:3

Palavras são como camiões, que transportam o sentido daquilo que nós dissermos.

Há uma Lei Espiritual que nos transmite:

Que a vida e morte, estão no poder da nossa língua. (Provérbios 18:21).

Existe uma expressão, entre os crentes evangélicos, que é enriquecedora, e expressa a bênção:

"Deus te abençoe".

- Desde os dias de Jacó e Esaú, regista -se, o desejo competitivo de receber uma benção que fosse pronunciada pela boca de seu Pai, Isaque. Eles sabiam, que a boca de um vaso escolhido de Deus, haveria de trazer os resultados exactos,que dela se esperavam (Génesis 27:1-45).

- Foi por essa razão que Jacó e Esaú lutaram entre si a fim de receber a bênção de seu pai, Isaque.

Várias, são as experiências registadas, do poder abençoador das palavras, que saem da boca de um justo.

Em Romanos 12:14, o Apóstolo Paulo, convida -nos á bênção, ele diz: " abençoai aos que vos perseguem; abençoai, e não amaldiçoeis" Esta é a ordem de Deus. Deus está continuamente atento às palavras de bênçãos que saem de nossa boca, e faz com que tais palavras produzam frutos.

" Se o crente abençoar uma situação, ela deixa de ter o poder de feri-lo, e ainda que durante algum tempo seja difícil, ou problemático, gradualmente melhorará se você a abençoar com sinceridade. A situação ruim, tornar-se-á uma bênção, para si e para os outros".

Creia sinceramente no que vai ler

Quando alguém abençoa, está desde esse momento qualificado, para receber bênção. A bíblia afirma em I Pedro 3:9:

"Não pagueis mal por mal, nem injúria por injúria. Pelo contrário, bendizei, porque para isso fostes chamados, a fim de receberes a bênção por herança".

- Creia! Se alguém abençoar um País, Deus abençoá-lo-á com a mesma bênção, que invocou sobre aquele País.

Isto é o que a bíblia promete em Génesis 12:13.

" Ora, o Senhor disse a Abrão: sai da tua terra, da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. Farei de ti uma grande nação, te abençoarei, e te engrandecerei o nome, e tu serás uma bênção. Abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra".

Que também fique bem claro para si, o que Deus prometeu a Abrão:

" Eu abençoarei a todos os que te abençoarem, e amaldiçoarei a todos os que te amaldiçoarem".

Um grande alerta

Faz parte da natureza humana que amaldiçoemos as pessoas bem-sucedidas e muito prósperas. O espírito de inveja antige o Homem, e ele acha-se fraco para abençoar as pessoas que atingem sucesso na vida. Ao contrário, a tendência do homem é criticar e amaldiçoar (velho zambujeiro).

Tome nota: Quando Deus abençoa uma pessoa, é inútil alguém criticá-la ou amaldiçoa-la. Se você a amaldiçoar, diz a bíblia, que Deus vai amaldiçoa-lo a si. Se vir alguém sendo abençoado pelo poder de Deus, imite o Senhor e ponha-se a abençoar essa pessoa; então, essas bênçãos virão para a sua vida também. Essa é a promessa de Deus; por isso, não amaldiçoe, mas abençoe, para também poder herdar as bênções de Deus para a sua vida.

Mais uma grande verdade:

Não abençoe apenas nações e indivíduos; abençoe também as circunstâncias, ainda que essas, ou o seu ambiente, estejam voltados contra os seus planos ou desejos.

Continue a abençoar tudo, para que as situações se alterem. Foi isso que leu em Génesis: se amaldiçoar uma coisa, essa mesma coisa amaldiçoá-lo-á. Mas se o bendizer, essa coisa bendizê-lo-à.

Exemplo: Torne-o real para si.

No comércio de roupas, alguém relatou:

Eu costumo abençoar as roupas que aparentemente não estão tendo boa saída, no meu comércio.

Desde que eu as abençoe, elas são as primeiras a serem vendidas.

Registe esta bênção: À medida que continua bendizendo essas más circunstancias, o poder de Deus desce sobre a situação ruim e muda-a.

Pratique esta verdade vinda de Deus e o irmão verá que as coisas mais lindas passarão a acontecer em sua vida.

O salmista Davi, incita-nos a abençoar, também a Deus.

Não só o País, os indivíduos, as circunstâncias e as coisas. Mas bendizer principalmente a Deus (Salmo 103:1-5).

Se agirmos deste modo, Deus o Pai, nos abençoará com bênção tríplice.

- Perdão de nossos pecados.
- Cura Divina.
- Virão sobre nós, inúmeros Dons Divinos.

Quando se sentir com sintomas de doença, bendiga o poder de Cura de Cristo Jesus (Isaías 53:4 e 5; I Pedro 2:24).

Não olhe para as circunstâncias, ou sintomas, não se queixe, não se torne negativo, nem fale de modo negativo.

Invoque bênçãos sobre as circunstâncias da sua vida.

Para Concluir:

Qual a razão, porque o seu pai, o seu avô e bisavô, pediam a bênção aos seus pais? Eles estendiam a mão e abençoavam seu filho ou seu neto, dizendo:

- Eu te abençoou meu filho. O ancião da família, tinha a autoridade e o respeito do seu clã, para o fazer. Foi assim que Deus determinou, Ele abençoa.

Nota Final:

Meu amigo, meu irmão, este mundo é regido por palavras.

Uma das tácticas de satanás é inflamar a sua mente com ideias negativas, com mentiras que não existem. Não abra a sua boca quando esta azedo, não fale negativo, pois põe em funcionamento a lei de criatividade, e será penalizado.

Hoje eu convido-o, a entender, que o mundo (o cosmos ou seja o modo de viver no mundo) não tem solução.

Só Jesus Cristo, tem um sistema que não falha.

Mude as regras da sua linguagem em relação a tudo o que o rodeia, e as bênçãos chegaram em catadupa.

Tudo está sujeito a modificar-se (II Coríntios 4:18).


O Pastor
Carlos Pereira