Páscoa

O cordeiro pascal e a aliança da redenção

Para retratar, a imagem do Cordeiro Pascal, o Apóstolo Paulo, ao dirigir-se à Igreja de Coríntios (que era uma congregação, cheia de influências mundanas), afirma na primeira carta, no capitulo 5 e no versículo 7: " Expurgai o fermento velho para que sejais massa nova, assim como sois sem fermento. Porque Cristo, nossa Páscoa, já foi crucificado".

- No Édem, jardim de abundância, e de plena perfeição, permitiu Deus, que o livre arbítrio do Homem, sofresse dano de tríplice maldição. Em Génesis, capitulo 3 e versículo 11, perguntou o Senhor Deus ao Homem:

Quem te mostrou que estavas nú? Comeste da árvore, de que te ordenei não comesses?

Conforme tinha sido ordenado em Génesis, capitulo 2, versículo 16 e 17:" .... Porque no dia em que dela comeres (da árvore do conhecimento), certamente morrerás.

Espiritualmente, Adão e Eva, foram separados de Deus, pela sua desobediência.

Todavia, na infinita bondade de Deus (O Criador), logo nasceu no seu coração, um plano de restauração ou redenção para o Homem, que levaria, décadas e séculos, até que se concluísse a chegada do novo Adão (Romanos 6:12 a 21).

- No livro de Génesis, capitulo 15, encontramos o Senhor Deus, a dar instruções ao patriarca Abrão, mais tarde Abraão, que foi cognominado o Pai da Fé, declarando-lhe, nos contextos, dos versículos 13 a 16, que muitas etapas, vinham a caminho, até que a sua descendência, se tornasse um povo, uma nação, de um crescimento incontável.

Todavia seriam peregrinos em terra estranha (o Egipto), e que ao fim da quarta Geração, regressariam à terra da promessa, conforme o Senhor Deus, determinara em Génesis, capitulo 13, versículo 14 a 18 (Canãa).

- Deus nada faz ao acaso, tudo por Ele é programado, no seu grande escritório de sabedoria e bondade, O Seu Trono, e assim chegou ao fim, o tempo de estadia deste povo, no Egipto.

Utilizou Deus, um jovem, tirado das águas (Moisés), para ser o Líder, durante o Êxodo.

Em Êxodo, no capítulo 3 versículos 1a15, vamos encontrar, as instruções do Senhor Deus, afim de estabelecer os preparativos da saída do Egipto.

Faraó, toma todas as medidas, para impedir a saída daqueles que tinha escravizado, durante estes longos anos. O Senhor Deus, permite que toda a terra do Egipto seja penalizada com pragas, afim de intimidar Faraó e todo aquele povo Egípcio, que tirava dividendos dos trabalhos dos escravos (Israelitas).

A instituição da Páscoa

Ora, o Senhor falou a Moisés e a Arão na terra do Egipto, dizendo:

Este mês será para vós o princípio dos meses; este vos será o primeiro dos meses do ano.

Falai a toda a congregação de Israel, dizendo:

Ao décimo dia deste mês tomará cada um para si um cordeiro, segundo as casas dos pais, um cordeiro para cada família. ... O cordeiro, ou o cabrito, será sem defeito, macho de um ano, o qual tomareis das ovelhas ou das cabras, e o guardareis até o décimo quarto dia deste mês; e toda a assembleia da congregação de Israel o matará à tardinha.

Tomarão do sangue, e pô-lo-ão em ambos os umbrais e na verga da porta, nas casas em que o comerem. (Êxodo 12:1 a 7).

- Versículo 11: " Assim pois o comereis - os vossos lombos cingidos, os vossos sapatos nos pés, e o vosso cajado na mão; e o comereis apressadamente; Esta é a Páscoa do Senhor.

- Versículo 23: " Porque o Senhor passará para ferir aos Egípcios; e, ao ver o sangue na verga da porta e em ambos os umbrais, o Senhor passará aquela porta, e não deixará o Destruidor entrar em vossas casas para vos ferir.

Aconteceu:

No meio daquela mesma noite, todos os Lares Egípcios ficaram transtornados. Ouviram-se gritos por toda a terra - o primogénito de cada família Egípcia havia morrido, desde a casa de faraó, até as casas mais humildes de seu servos. Todas as famílias lamentavam a perda do primogénito.

No capítulo 12 de Êxodo, versículo 19, diz:

"E aconteceu que à meia-noite o Senhor feriu todos os primogénitos na terra do Egipto, desde o primogénito Faraó, que se assentava em seu trono, até ao primogénito do cativo que estava no cárcere, e todos os primogénitos dos animais".

O Êxodo dá-se com a saída do povo do Egipto para Canãa, terra que tinha sido prometida a Abrãao há mais de 430 anos.

Este relato do que aconteceu, quando os israelitas saíram da terra do Egipto, é o tipo simbólico dos cristãos que abandonam este mundo pecaminoso e marcham na direcção do Reino de Deus.

O significado da aplicação do sangue do cordeiro nos umbrais das portas.

No Êxodo, o Cordeiro é um tipo de figura, que significa a vida e a expiação do Senhor Jesus, na cruz do Calvário.

Ao recebermos o Senhor Jesus, pela Fé, nos nossos corações, também o Sangue de Jesus Cristo, fica espargido nos umbrais, e na trave da porta do nosso coração, a fim de termos acesso á vida de Deus, e á caminhada para a Canãa Celestial.

O julgamento de Deus

O julgamento de Deus naquela noite, foi igual ao julgamento que Jesus Cristo passou na cruz, do calvário.

Quando uma pessoa se torna cristã e recebe esse conhecimento, fica livre imediatamente das correntes de satanás, e da escravidão do pecado.

Jesus, hoje, Ele é, o cordeiro pascal (I Coríntios 5:7,8), caminhou até o Gólgota e foi pregado numa cruz; foi levantado entre o céu e a terra durante seis horas, passando por grandes sofrimentos e, na maior agonia, Ele clamou: "Eli, Eli, lama sabachthani?" que quer dizer: " Deus meu Deus meu, porque me desamparaste?" Ele, suportou na cruz, os teus e os meus erros, e os de todo o Universo dos Homens.

Os Israelitas, ao saírem do Egipto, comeram o cordeiro, com ervas amargas e pão ázimo.

Hoje, tu deves, participar deste memorial perpétuo, alimentando-te da palavra do cordeiro, e comendo o pão da purificação, confessado os teus pecados, e dobrando o teu joelho, àquele que te ama e deu a vida por ti!

Há um conjunto de textos bíblicos, que te indicam Jesus Cristo, como o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo - Analisa-os: I Coríntios 5:7; João 1:29, 36; I Pedro 1:19; Apoc 5:12; 13:8 e 22:13.

O que fazer agora?

Observando I Pedro 2:2 diz o seguinte: "Desejai ardentemente, como meninos recém-nascidos, o puro leite Espiritual, para por Ele crescerdes para a Salvação".

Como Filhos de Deus, e conhecedores do Êxodo, sabemos como Deus protegeu o povo de Israel, durante a caminhada no deserto, tendo como protecção a nuvem durante o dia (por causa do sol escaldante do deserto) e a coluna de fogo durante a noite, que constituía protecção contra quaisquer inimigos, que tentassem atacá-los.

Lembro que o fogo do Espírito Santo, que reside em nós, afasta todos os Espíritos maus, protegendo-nos contras os ataques de satanás e permite que descansemos no regaço do nosso Pai celestial.

Estando cada um de nós a atravessar o deserto da vida, o Espírito Santo é a pessoa da trindade que habita em nós, que intercede por nós, e que nos ajuda , conforta, ensina e orienta.

Para Concluir:

Jesus Cristo ao fazer parte da nossa vida, como nosso salvador pessoal, providencia-nos, uma tripla provisão. O Sangue e a carne do cordeiro, juntos com a coluna do Espírito, que são partes integrantes do evangelho de Cristo, capacitam o Homem de Deus, para ter uma vida cristã vitoriosa, poderosa, á medida que vai vencendo o deserto da vida, que está a atravessar.

Nota Final:

Um convite, à Páscoa, é bem mais importante Espiritualmente, que tudo o que te rodeia. Deus continua a mostrar o seu amor, providenciando ainda hoje o Cordeiro Pascal (Hebreus 13:8). Procura estar a sós com Deus, nesta Páscoa, visita uma Igreja, onde te falem do Cordeiro Pascal.


O Pastor
Carlos Pereira