Ansiedade e Preocupação

O que preocupa o Homem?

Ansiedade e Preocupação são palavras para serem riscadas do dicionário linguístico do homem de Deus. O que mais preocupa o Homem hoje, e o leva fora da presença de Deus, são os seus cuidados, em obter respostas, para os problemas que surgem a cada dia, tais como:

Incertezas - Receios - Medos - Doenças - Pobreza. Como agir em cada situação!

- O Senhor disse esta verdade:

"E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura (Mateus 6:27)! "

- Em face a esta verdade, é claro para o Homem de Deus, deverá aperceber-se, que alguns cristãos (mesmo os Lideres) que o rodeiam, tentam dialogar com Deus em oração e não conseguem, obter qualquer resposta!

- Muitos querem que o Pastor (o Homem de Deus), faça a oração da Fé, e obtenha a vitória para eles, rapidamente. Contudo, além disso desejam também carregar os seus próprios fardos (falta de confiança em Deus).

- Tem que haver, da parte de Deus para si, uma grande abertura de entendimento (Isaías 11:2), para compreender como Deus quer, que cada um de nós haja, perante um problema, uma situação.

- Temos que aprender o ensino de Deus na oração, ora vejamos como está expresso em Filipenses 4:6.

"Não estejais inquietos por coisa alguma; antes, as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus, pela oração e súplica, com acção de graças". Por outra linguagem, diríamos:

"Não tenham qualquer tipo de ansiedade, por coisa alguma, ou ainda: não se queixam ou fiquem ansiosos por nada".

Dois grandes princípios:

Estão bem definidos, no contexto de Filipenses 4:6, para o ajudar a resolver, qualquer problema, mesmo do tamanho da maior montanha, que o irmão, o amigo, ou o leitor possam conhecer, (como a Serra da Estrela).

Primeiro

- "Não estejais inquietos por coisa alguma", este é o primeiro passo, para observares e guardares, para obteres a solução.

- Claro que à tua volta, tudo é negro, e o que o diabo te apresentou, é que estás derrotado, e não sairás do buraco. As pessoas á tua volta, são os filisteus que te irão GOZAR, e até zombarem da tua Fé (Génesis 26:2.3;12e14) mas tu meu amigo e irmão sairás vencedor. Alguns virão até ti, e te pedirão um conselho, o único que deve sair da tua boca é: "Não estejais inquietos, entreguem o vosso caso nas mãos de Deus". Não fiques apreensivo pois deles vais ouvir: Insensato, frio, incompreensível, e até te mandarão para o inferno! Na verdade há tremendos casos de injustiça, e também, há problemas financeiros que parecem intransponíveis, e situações familiares, que parecem inconciliáveis, e casos de saúde terminal. - Meu amigo - Meu irmão - Meu leitor - Tudo é possível solucionar com Deus!

Agora presta atenção: "A tua oração, não irá ser ouvida, enquanto não te consciencializares, de que" - Qualquer oração de Fé, não vai resultar, sem que o medo, a ansiedade, sejam lançados aos pés de Jesus. Lembra-te do que está escrito:

Lançando a totalidade do vosso problema - todas as vossas ansiedades, preocupações, pesares de uma vez por todas, porque ELE tem cuidado de vós (I Pedro 5:7).

Segundo

- "As vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus, pela oração e súplicas, com acções de graças".

- Este é o segundo passo, que terá que dar: Entregue a Deus o seu fardo.

Quer queira ou não, é a única saída para o sucesso, entregue o seu assunto nas mãos de Deus, e não o vá buscar, pois ELE o resolverá, por Si!

OBSERVE ESTE EXEMPLO, ELE O AJUDARÁ

Exemplo: Alguém conhecedor do Evangelho, entrou em depressão.

Analisemos este caso:

- As dificuldades amontoavam-se sobre ele, deixando-o muito nervoso, ficando sem comer durante alguns dias.

- O seu estômago estava agitado por estar preocupado, impaciente e cheio de ansiedade. Este Homem mal conseguia reter no seu estômago, um pouco de água, não conseguia dormir, pois andava aflito com tudo o que tinha de enfrentar. Foi ter com um pastor amigo, um outro Homem de Deus, e pediu-lhe que fizesse a oração de Fé, para que seus problemas fossem resolvidos e tudo fosse normalizado. O Homem de Deus percebeu que, o que tinha que resolver em primeiro lugar era o problema da ansiedade dele, mesmo antes de orar, para que a sua intercessão viesse a funcionar.

Depois de lerem estes textos bíblicos, juntos, em Filipenses e na carta de I Pedro, já apresentados, foi permitido, que este Homem (Crente) concordasse em lançar sobre o Senhor todas as suas preocupações e inquietações (que eram grandes), antes de entregar ao Senhor os problemas em oração.

Resposta pronta do Homem: "Porque é que o Senhor não me ouvirá?

Tenho orado, orado, orado... tenho feito tudo o que sei e não tenho conseguido encontrar alívio". Na verdade este homem (crente) estava cheio de aflições e medos, eis a razão (do não funcionamento da sua oração). Este Homem (crente) era nascido de novo, era cheio do Espírito Santo, falava em línguas, acreditava nas sagradas escrituras, nos milagres e na cura divina, mas dizia:"Nem todos têm a mesma Fé que você oh! Homem de Deus".

Veja a resposta: "Não é uma questão de Fé, meu caro irmão. Toda a gente tem a mesma bíblia que eu. Não vou aconselhá-lo a fazer algo, que eu nunca tenha feito primeiro. Não gosto de aumentar o problema a quem quer que seja, mas deixe-me relatar alguns dos problemas pelos quais já passei". O Homem de Deus contou-lhe situações dez vezes piores que a daquele crente, e ele as enfrentou com a ajuda de Deus. Por fim, perguntou ao Homem de Deus, o que é que fez para sair da situação?

- Resposta breve: "Nunca deixei de comer. Jamais perdi um momento de sono". Vou dizer-lhe o que fiz:

- Li as escrituras da tradução da bíblia ampliada, que diz:

"Não vos queixeis ou tenhais qualquer ansiedade por coisa alguma". Voltei-me para Deus, e disse-lhe: não me lamentarei nem ficarei ansioso.

- Oh! Deus farei o que tu disseste: "Antes, as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus, pela oração e súplica, com acções de graças".

Como conclusão:

Analise agora o resultado do testemunho conseguido por este Homem de Deus (crente), uns tempos mais tarde: "Tive uma luta e não pude dormir, mas levantei-me da cama três vezes, li aqueles textos bíblicos, sobre os quais já formam referenciados (Filipenses 4:6 - I Pedro 5:7), eu sabia que estavam na bíblia, mas nunca tinha agido sobre eles" - e disse: " Senhor, os meus problemas são teus.Vou entregá-los a Ti". Depois fui dormir.

- Na noite seguinte, foi um pouco mais fácil.

- Na terceira noite, também foi fácil. Depois daquela noite, pude comer, dormir, e o meu estômago não ficou mais agitado. Passaram dez dias, aproximadamente, entraram em contacto comigo para me darem noticia a respeito do meu processo: "O processo foi arquivado". As coisas foram resolvidas. Tudo está bem agora. Agradeço ao meu Deus, ter trabalhado a meu favor!

Aquele processo quase me tirou a vida, não havia solução humana para mim, mas assim que eu o depositei em tuas Mãos, tu o resolveste em poucos dias. Obrigado Oh! Deus.

Nota final:

Tens algum assunto difícil, para resolver? - Ele vai resolve-lo, por ti, tu queres?

Diz em voz alta: " ELE carrega nossos fardos".

Queres mesmo aprender a orar, a fim de obteres a solução.

Faz desta forma, a entrega do teu assunto:

"Pai querido, estou colocando o meu problema nas Tuas mãos. Vou entregar-te tudo. Recuso queixar-me, e preocupar-me mais uma vez. Não aceito afligir-me indevidamente e ter mais inquietações. Tu disseste-me para lançar a totalidade do meu problema sobre Ti, porque Tu me amas, e tens um cuidado afectuoso por mim, cuidas da minha vida com zelo; eu te agradeço por isso.

Está nas Tuas mãos, Senhor. A partir deste momento, descanso em Ti e agradeço-te, Meu Bom Senhor."

O Pastor
Carlos Pereira