Mordomia da Alma e do Espírito

Quando se fala de mordomia, muitas vezes, o Homem de Deus, questiona-se. Mas dizer a um cristão, que ele é mordomo de Deus, nem sempre desperta o seu coração para os incontáveis privilégios e suas responsabilidades que advêm dessa função.

- Será que todo o crente conhece o significado da palavra mordomo, que literalmente, quer dizer, ecónomo, aquele que está incumbido da direcção da casa, o administrador, é todo aquele a quem o senhor incumbe do governo daquilo que lhe é mais precioso.

Em uma linguagem bíblica, significa, não só cuidar das terras, dinheiro, jóias e bens materiais em geral, mas também o cuidado da esposa e dos filhos, a reputação do senhor e até sua própria vida.

Por outras palavras, mordomo é a pessoa a quem é entregue tudo quanto o senhor possui, a fim de ser cuidado e desenvolvido. Deste modo, vemos a grande responsabilidade que nos é atribuída, quando o senhor nos constitui mordomo seus.

Mordomia da Mente ou Alma

1 - A mente humana é um tesouro dos mais preciosos.

Todo o ser humano é provido de uma mente, que vem capacitada para realizar, as mais elevadas conquistas do conhecimento.

Somos ricos, e devemos usar, como mordomos fiéis, esta riqueza que não se conta em dinheiro, e que ultrapassa o valor de qualquer compra.

- Vamos analisar uma actividade da mente.

A memória, com ela podemos armazenar uma multidão de factos e realizações, e informações.

A memória, é o local, onde cada dia guardamos, experiências e informações recebidas, para mais tarde voltarmos a esse depósito, abrimos a porta e vivermos de novo a experiência que ali ficou guardada.

2 - Temos o dever de desenvolver as nossas capacidades mentais.

A capacidade extraordinária da memória, que nos foi atribuída por Deus, com os múltiplos bens da mente humana, é para nosso uso. Por isso é nossa obrigação desenvolvê-los, pois que a mente humana tem essa capacidade incalculável de desenvolvidamente ou expansão. O Homem de Deus, que não procura crescer mentalmente, adquirir conhecimento, educar-se e preparar-se para um serviço maior a Deus e ao mundo, está desde já errando (Pecando) contra uma das suas mais gloriosas oportunidades. Deus quer que tenhamos mentes vigorosas e bem treinadas.

3 - Á luz da bíblia, exemplo bem conhecido.

Homens de Deus, que ELE, Deus preparou para o seu serviço.

- Moisés foi instruído em toda a ciência do Egipto, que era a mais adiantada daquele tempo, preparando-o para sua difícil tarefa.

- Isaías podia profetizar no palácio do rei e escrever o livro das revelações proféticas, que de Deus tinha recebido, pois estava preparado e equilibrado espiritualmente e intelectualmente para o realizar (escrever).

- Daniel ocupou um lugar privilegiado, na Babilónia porque não só era humilde, mas capacitado em toda a matéria de sabedoria e de inteligência, que o rei Nabucodonosor, o achou dez vezes mais douto, que todos os magos e encantadores que havia no seu reino. (Dan 1:17 - 20).

- Paulo foi poderoso escritor e pregador, preparado aos pés de Gamaliel, o maior educador dos seus dias.

- Todos estes homens de Deus, são o produto da graça divina operando neles, equipando-os a todos os níveis, para realizarem a chamada que lhes tinha sido proposta para todo o Homem de Deus, o desenvolvimento intelectual não é facultativo, mas sim necessário, pois trata-se de um talento que Deus lhe deu, o qual não pode ser enterrado, depois se o for dai resultam graves prejuízos para o Homem, e para o reino de Deus.

- Mesmo o Homem menos culto, tem que desenvolver a sua mente, e exercitá-la para a Gloria de Deus.

4 - Há inimigos que vêm para destruir a sua mente ou Alma

- Na verdade há inimigos que vêm procurar destruir a sua mente e inutilizá-la.

A mente deve dominar o corpo, e não o corpo dominar a mente. O corpo é servo da mente, e não, senhor. Não deve permitir que satanás a domine. Sansão deixou-se envolver e dominar por Dalila. Foi seduzido aos poucos, viu-se derrotado pelos seus inimigos. (Juízes 16:4)

- Os pensamentos, e os desejos, chegam á nossa alma, como ataque de satanás se a nossa alma não estiver cheia da palavra de Deus, certamente vamos vacilar.

É importante, conservar a nossa mente sempre provida de alimento próprio, com pensamentos nobres, atitudes dignas, e desejos puros. Há um antídoto para as investidas do diabo, veja: " se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima... pensai nas que são de cima". (Colossenses 3:1 - 2).

Ilustração: " Alguém disse, que não se pode varrer a escuridão de um quarto, mas pode-se acender a luz e assim correr com ela."

Paulo em Filipenses 4:8, narra-nos, as atitudes desejáveis:

" Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, se há algum louvor, nisso pensai".

Mordomia do Espírito

1 - A predominância do Espírito Humano.

O seu espírito, com a presença do Espírito Santo, estará preparado, para dominar todas as circunstâncias, e influências contrárias, se o Homem de Deus se encher das promessas de Deus.

- No incrédulo o corpo domina, a concupiscência da carne (desejo físico) falam mais alto.

Ao contrário, no homem de Deus, se ele estiver fortalecido na Palavra de Deus, quem domina sobre o corpo e a alma, é o espírito (Romanos 8:5, Gálatas 5:16,17).

Alguém comparou o corpo, a alma e o espírito, ás três divisões do templo do judeu. Sendo o corpo (o Átrio) a Alma (o lugar Santo) o Espírito (o lugar Santíssimo).

2 - A responsabilidade de crescer

Como vem descrito em II Pedro 3:18, temos de crescer na graça e no conhecimento de Jesus Cristo.

Não há capacidade, quer no corpo, quer na alma, quer no espírito, que não se desenvolvam sem exercício continuado e metódico. Se não podemos descurar as nossas capacidades físicas e mentais, muitos menos podem faze-lo com as capacidades Espirituais.

- Infelizmente, encontramos homens de Deus, cujo crescimento espiritual está em desproporção flagrante com o crescimento físico e mental.

3 - Como alimentar o nosso Espírito.

Três grandes recursos, Deus colocou á nossa disposição.

- O estudo bíblico, a prática da oração (Comunhão diária, com louvor e adoração) e o serviço.

A) A Bíblia - ela é o manancial das águas vivas de Deus, e fonte inesgotável de poder e capacidade para restaurar a alma e alimentar o Espírito.

(Salmo 19:10 e 11) ... "Há grande recompensa."

B) A oração (ou Comunhão com Deus).

É a orientação diária. Sábia e segura para desempenharmos a Mordomia eficaz.

C) Serviço - É a mordomia activa.

Levar o conhecimento, e o reino de Deus aos outros.

Pedro afirmou em I Pedro 1:18, que a nossa vida, antes da experiência redentora, era uma vida vâ, fútil, vazia, sem significado.

Cristo ao transformar-nos pelo poder regenerador da sua palavra, fez-nos pessoas úteis e boas.

Outrora éramos seres imperfeitos, cheios de limitações como Onésimo (em Filemom 11), agora a nossa vida tem um propósito, um alvo, um privilégio, que é servi-lo.

4 - Saúde Espiritual.

Existem certos elementos essenciais á saúde do corpo, tais como as vitaminas. A ciência descobriu que a falta desses elementos vitais, ao organismo humano, produzem certas deficiências, que podem originar graves consequências e deformações ao corpo humano.

Também e de igual modo, existem carências na alma e no espírito humano, que só a palavra de Deus consegue restaurar.

Paulo afirmou: " Mas o fruto do espírito é: Amor, Alegria, Paz, Longanimidade, Benignidade, Bondade, Fidelidade, Mansidão, Domínio próprio. Contra essas coisas não há lei. (Gálatas 5:22.)

Nota Final:

Prepare-se para a etapa final. Ló deixou-se influenciar pelas gentes da cidade de Sodoma e Gomorra, e errou profundamente (génesis 19).

A si meu amigo, e meu irmão, se é que Cristo está em si, a sua carne já foi crucificada, com as suas paixões e concupiscências.

Viva então no Espírito, ande no Espírito, porque ELE breve chegará.

O Pastor
Carlos Pereira