A cabeça e o coração

Um dia, a nossa vida mudou, Jesus entrou em nós e transformou, o nosso Homem interior, recreou o nosso Espírito que era adâmico, num novo Espírito, em suma fomos feitos novas criaturas (II Coríntios 5:17). É importante que reconheçamos, que só o Espírito do Homem mudou, a nossa cabeça e o nosso corpo precisam de ser salvos diáriamente, como é dada a instrução bíblica, por Paulo em Filipenses 2:12, que diz: "Efectuai a vossa salvação, com temor e tremor". Paulo, um exortador por excelência, na sua carta aos Romanos capítulo 12:2, afirma que a nossa alma (cabeça) tem de ser renovada diáriamente pela palavra de Deus, a fim de sabermos, qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.

- Muitos Homens de Deus, afastam-se da vontade perfeita de Deus, e vivem na vontade permissiva de Deus, até que um dia, o risco que Deus faz, na vida deles, seja apagado, pois extingue-se o prazo da paciência de Deus, para eles. Deixo-vos o exemplo, do caso do Rei Saul, em I Samuel 16:1.

- A nossa cabeça (alma) é o centro computorizado das nossas emoções, sentimentos, vontade, e do nosso livre arbitro, é pois na nossa alma que se travam os grandes combates, a nossa alma, é como um aeroporto, com um tráfego de pensamentos, que é necessário, um controlador aéreo (A palavra de Deus), vinte e quatro horas por dia - Josué - 1:8 - A fim de não permitirmos que, pensamentos, e visões estranhas, entrem na nossa alma (cabeça) e desviem-nos da vontade perfeita de Deus.

- Paulo afirmava, constantemente: " Todas as coisas me são lícitas, nas nem todas as coisas me convêm, todas as coisas me são lícitas; mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas" (I Coríntios 6:12); e ainda (I Coríntios 10:23) ... Mas nem todas as coisas edificam.

Compartilhar o porquê, da queda

- Quem chama a humanidade? Para realizar a Sua vontade (obras) é Deus. Há uns que compreendem o Seu plano e agarram nele, com grande determinação, fundamentando o seu caminho, construindo bases sólidas, na comunhão diária com Deus (sua palavra), a fim de não se desviarem.

- Outros há, que se descontrolam, com a fama, o dinheiro, o prazer (sexo), estes, não chegam ao fim das suas carreiras, ainda que tenham sido credenciados com os atributos e dons divinos.

- Deixam para trás, vidas destroçadas, e até criam má fama ao ministério, e ao corpo de Cristo.

Para estes, que se intitulam, os defensores únicos da verdade; nada, nem ninguém tem valor. Chamam-lhes oportunistas, inconvenientes, porque os alertam para a realidade dos seus erros, e expõem o que neles contraria, a verdade Bíblica

- Ao estudar a palavra de Deus, e ao folhear constantemente, livros de grandes Homens de Deus, deparo-me com exemplos gritantes, de Homens que deixam que a sua cabeça construa doutrinas, para fundamentarem os seus erros, afastando-se da vontade perfeita de Deus.

Procurando a Unção

Ao preparar-se para ensinar na Igreja, sobre a Unção de Deus, fui encontrar ensino profundo, que me alertou a procurar mais o Temor do Senhor.

- Procuro saber mais. - Por exemplo: como obter um manto, não o de Elias, não o de Eliseu, não o de Smith Wigglesworth, mas o que ajudará a realizar a obra de Deus, para o ministério que me foi proposto, a fim de formar melhor o corpo de Cristo, conforme, Efésios 4:11-13.

Encontrei o ensino sobre a Unção:

- Para cada função na Igreja de Cristo, é necessário uma Unção, que capacite o Homem de Deus, a realizar a sua tarefa, em conformidade com a vontade de Deus.

- Há uma Unção (I João 2:20,27) em nós, quer reconheçamos, quer não, que vem formar uma nova identidade, conforme a chamada ou ministério, que nos foi proposto por Deus.

- Independentemente do cargo que ocupamos, e da função para que fomos chamados a realizar, a unção de Deus, é influenciada, com o nosso estilo de vida.

- Ao preparamo-nos para receber mais dessa unção, que vem sobre nós (com estudo bíblico e oração de comunhão), iremos dar oportunidade ao Senhor Santo Espírito, de trazer essa graça do trono de Deus, que será aplicada sobre nós, com maior ou menor intensidade.

- A unção pode ser diminuída, ao negligenciarmos o estudo e a comunhão do Espírito de oração.

Um alerta para Obreiros

O obreiro que não se aplica (estuda) conforme II Timóteo 2:15, passará vergonha, os outros perceberão essa falta. Para que Deus coloque essa unção sobre si, é necessário, ter em conta, que outros, já foram exemplo para nós.

- Elias e Eliseu, são o exemplo a seguir. A quando da chamada de Eliseu, Elias disse:

" ... Vai e volta; pois já sabes o que fiz contigo (I Reis 19:16-20)". Elias estava dizendo: volta, e esquece o assunto" por outras palavras: " se pretendes dar prioridade a outras coisas, por mais legítimas que sejam, não irás desfrutar da plenitude da Unção divina".

- Eliseu não voltou para despedir-se com beijos dos seus pais, ele agarrou numa junta de bois, sacrificou-os, assou-os, e deu-os ao povo para alimento. O versículo 21 do capitulo I Reis 19, declara que: "Então se dispôs Eliseu, a seguir Elias e o serviu".

- Quanto á unção Eliseu, soube desejar, porção dobrada da que estava sobre Elias, por isso passou um teste, conforme se descreve em II Reis 2:1,2 e se completa com os versículos 11-15.

- Como aconteceu com Moisés e Josué, assim se passou com Elias, e Eliseu, e se passará contigo.

- Meu irmão, segue de perto o Homem de Deus, enquanto a sua doutrina não chegar, e aquela mesma unção, ou aquele mesmo Espírito - Virá através da associação, do ambiente e da influência da sua presença.

O manto, simboliza a unção, além disso, não está decretado que o manto cairá sobre algum indivíduo específico - e não cai mesmo. A unção tem forma de chegar até nós, por outro método, que Deus estabeleceu.

Agarre este ensino - Acredite

Três coisas, terá que aprender, se quiser que a unção do ministério de alguém, chegue até si, mas é bom que verifique, se o Homem de Deus que, está a seguir, segue o Senhor Jesus. Acredite nisto. Se o Homem ficar um pouco fora da doutrina de Jesus Cristo, pare, e não siga a sua doutrina (O que não vem na bíblia). Aprenda dele só a Fé (a certeza que ele adquiriu em confiar nas promessas de Deus), mas não siga demasiadamente perto o Homem. Lembre-se de três coisas:

Primeiro: Tenha a vocação de Deus na sua vida.

Segundo: Siga o Senhor Jesus - Ele é a cabeça da Igreja - Fique muitíssimo perto de Deus.

Terceiro: Se quiser ter o tipo de ministério, que outra pessoa tem, siga-o de bem perto. Se está atraído no coração por esse ministério, é porque Deus colocou lá esse desejo. As coisas não são fáceis, a unção não cai automaticamente.

Tome nota: Alguns têm seguido certa pessoa (Um líder de certo movimento), e depois, essa pessoa fica fora da vontade de Deus. - O que vai acontecer?

É que os seus seguidores, entram nos mesmos erros, seguem o mesmo padrão de vida, afastando-se dos propósitos Deus, e morrem com os mesmos defeitos.

Um caso real de um grande ministro

John Alexander Dowie, um pastor congregacional que tinha um ministério de cura divina, recebeu uma revelação de cura divina, tendo por base Actos 10:38, enquanto estava pastoreando na Austrália.

Foi para os Estados Unidos, e conta-se que este Homem de Deus, na presença de seis ministros do Evangelho, e cinco médicos (altas patentes da medicina), trouxeram uma paciente, que tinha um cancro (um tumor maligno) num lado do rosto, observaram com expectativa o seguinte: Dowie, na presença dos seis ministros denominacionais e dos cinco médicos, agarrou aquele tumor (um agioma - do tamanho de uma beringela gigante, arroxeada - azulada), dizendo:

"Em nome do Senhor Jesus Cristo"! - E arrancou-o do rosto daquela mulher. Os médicos examinaram imediatamente o rosto dela, e disseram: " É pele de bebé. É pele que acaba de nascer na totalidade, no rosto dela".

Conclusão

"Podemos seguir o exemplo Fé, que Dowie nos deu, mas não devemos seguir a sua doutrina!"

Alguns perguntarão: "É possível estar errado na doutrina e forte na Fé?" - certamente que sim!

Assim o observamos na vida de Dowie, e em outras pessoas de ministério. É necessário consciencializar-se que uma pessoa, pode estar certa no coração, e errada na cabeça!

- John Alexander Dowie, nos anos finais do seu ministério ficou fora da vontade de Deus. Veja que em Romanos 11:29, Paulo diz, que os dons são irretratáveis, e Jesus Cristo afirma em Mateus 7:21-23 "Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade".

Nota final

Que ninguém fique apavorado com o que leu, mas tome o devido cuidado, se o Homem que segue, sai da vontade de Deus, o melhor é seguir de perto só a Jesus.

- Tenho lido grandes Homens de Deus, e eles dizem que há ministérios legítimos, mas as pessoas que os lideram saem dos trilhos.

- Peça conselho a Deus, veja o que está a acontecer à sua volta. Não siga fracassos.

- Paulo dizia: I Coríntios 11:1 - "Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo".

- Se puder leia a vida de Smith Wigglesworth. Deus o Abençõe.


O Pastor
Carlos Pereira